quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Déjà vu

Minha vida anda correndo demais, e nem eu sei exatamente para onde ela está indo, então para começar acho que a melhor expressão para definir os fatos que serão narrados é "Déjà vu".
Déjà vu e seu significado, Sabe-se que nossa memória às vezes pode falhar; nem sempre consegue-se distinguir o que é novo do que já era conhecido. Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? - essas são perguntas corriqueiras de nossa vida. No entanto, essas dúvidas não são acompanhadas daquele sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Eu posso até me sentir um pouco confuso, ou indeciso, ou triste por sentir que minha memória já não tem a limpidez de outros tempos, mas isso é natural; o sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza. Não há nada de estranho em não lembrar de um livro que se leu ou de um filme a que se assistiu; estranho (e aqui entra-se no déjà vu) é sentir que a cena que parece familiar não deveria sê-lo. Tem-se a sensação esquisita de estar revivendo alguma experiência passada, sabendo que é materialmente impossível que ela tenha algum dia ocorrido. Mas, o que é mais intrigante nesta questão é o fato do indivíduo poder, nestas circunstâncias, experimentar esta estranha sensação de já ter vivenciado o que lhe ocorre, e além disso, também poder relatar (antes de uma observação) quais serão os acontecimentos seguintes que se manifestarão nesta sua experiência.
Bom, eu venho vivendo constantemente com essas sensação, sempre adivinhando a próxima fala, seja ela de grande expressão ou até mesmo banal, e ontém decidi refletir um pouco sobre o que essa sensação trás e qual o seu real objetivo em nossa vida.
Não se animem, como boa loira e canceriana, me matei de pensar e não cheguei a um racíocinio lógico, capaz de salvar milahres de almas que anseiam pela resposta sobre o tal fenômeno.
O que posso deixar registrad ,é que a vida têm me demonstrado que todas as coisas mal resolvidas ou que não foram tratadas com a devida importância e armazenadas no HD Externo, retornam muitas vezes vestidas com outra roupagem, cheiros, sabores, formas e apesar de sabermos a resposta do final do soneto, simplesmente ignoramos os avisos de atenção, isso já foi vivido anteriormente e teve um final x, e seguimos inertes, a tudo e todos.
O Deja vu, creio eu, que seja uma forma de aprendermos determinadas coisas que nossos sentimentos mais profundos insistem em renegar a segundo plano, e seja da forma como venha, tem algum significado e com certeza merece uma atenção muito especial.
Particularmente, tenho muita dificuldade em ressucitar o passado e conseguir lidar com ele, como um presente agradável e totalmente volátil.
E quando percebo que eu não sei absolutamente nada de nenhum dos tempos verbais da minha vida, vejo que apenas, Deus deve tomar as rédeas do destino, porque eu sinceramente não me vejo preparada, e mais, vejo que nem todos ao meu redor também estão preparados aos deja vu, que serão submetidos ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário